top of page
Buscar
  • Bruno Veloso Fracasso

PÉS FORTES PARA CORRER!!


As lesões relacionadas à corrida são uma ameaça que pode interromper a participação em atividades recreativas ou de competição de corredores nesta atividade física tão saudável.

Nesse sentido, programas de treinamento específicos para corredores buscam preparar o corpo desses atletas para as exigências dessa prática esportiva tão popular e prazerosa.

Considerando que os músculos do pé desempenham papel no amortecimento do impacto e impulsionando o corpo para durante a corrida, fica evidente a necessidade de prestarmos atenção à eles!

Um estudo recente investigou a eficácia de um programa de fortalecimento dos músculos centrais do pé e sua relação com o risco de lesões na modalidade, concluindo que quanto mais fortes forem os músculos centrais do pé em corredores recreativos de longa distância, mais "protegidos" estes estarão de lesões em membros inferiores.

Ou seja, um programa de exercícios físicos para corredores precisa envolver atividades que objetivem o condicionamento (força, resistência e flexibilidade) da musculatura intrínseca dos pés (aquelas que iniciam e acabam dentro do pé).

Ficou com dúvidas? Converse com nossos experts!

Ciência Funcional: no pain, YES GAIN!

Fonte: UT Taddei, AB Matias, M Duarte. Foot Core Training to Prevent Running-Related Injuries: A Survival Analysis of a Single-Blind, Randomized Controlled Trial. Dezembro de 2020

The American Journal of Sports Medicine 48 (14): 3610-361



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page