top of page
Buscar
  • Bruno Veloso Fracasso

O QUE SÃO OS ESTALOS ARTICULARES


A manipulação articular é uma técnica utilizada para aliviar a dor e melhora da amplitude de movimento causada por disfunções articulares, agindo principalmente nas alterações geradas sobre mecânica articular.

O ruído de estalo, estouro ou clique produzido durante a manipulação articular é um som comum para Fisioterapeutas, tanto os Osteopatas quanto os Quiropraxistas.

Esses sons audíveis são conhecidos como cavitação, "trust" ou "pop" que nada mais é dos que a formação ou liberação de gás do líquido sinovial dentro da articulação causada pela separação de superfícies articulares resultando em uma redução da pressão intracapsular e consequente ruído (barulho).

Evidências clínicas e estudos recentes sugerem que é comum que uma única manipulação de impulso de alta velocidade e baixa amplitude (AVBA) produza 02 ou mais sons de estalo articular distintos, porém, pode acontecer o ajusta com AVBA e o ruído não estar presente.

No entanto, a produção de sons de estalo ainda é considerada por muitos profissionais como um indicador da eficácia de um tratamento de manipulação articular e pode explicar por que os pesquisadores frequentemente repetem a manipulação de AVBA se não o fizessem ouvir ou "palpar sons" de estalo na primeira tentativa.

Nesse sentido, também existem estudos que mostram que pacientes referem maior bem-estar após serem submetidos á técnicas com "multipops", mais de um estalo. Mostrando que esse tema ainda precisa de estudos para que sejam apresentado um consenso.

O que é fato é que os pacientes relatam alívio de suas dores e sensação de leveza após um atendimento Osteopático ou Quiroprático, com ou sem estalos...

Ciência Funcional: no pain, YES GAIN!




138 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page